Manaus foi a capital escolhida para receber a quinta e última parada de 2023 do MC.Metaverso Brasil e representar a região Norte.Transformamos a capital do Amazonas na capital da tecnologia com mostra de filmes em óculos de VR, workshops, oficinas, bate-papos e shows musicais locais.
Artista digital e estudante de tecnologias imersivas. Nascido e criado no Morro Santo Amaro, favela localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Fundador da 2050, laboratório de inovação e novas tecnologias. Desenvolve o projeto socialCryptoart, através da arte e tecnologia dos NFTs, direcionando fundos para o impacto social na favela.
Produtor cultural que desenvolve experiências multimídia e imersivas com mais de dez anos de experiência. Atuou na realização de projetos de alcance nacional e internacional nas áreas de marketing e branding. Vencedor do Venice TV Award 2020, atualmente atuando como produtor criativo no StudioKrya e na 2050.
Nascido na periferia de São Paulo, desde pequeno é amante da tecnologia e curioso para saber como tudo funciona. Hoje atua como criador de filtros de realidade aumentada para as redes sociais tendo atendido algumas marcas como: Netflix, Ludmilla, MC Hariel, Vivo, Coca-Cola, TIM, etc. E também como criador de conteúdo para suas redes sociais. Um dos diferenciais como creator é utilizar a realidade aumentada além do óbvio em projetos sociais e ações de marketing.
Do interior de São Paulo para o Metaverso, criador do estúdio Layer Dois que trabalha com grandes marcas do mercado e dono do canal Tutoriais do Kewin que democratiza o aprendizado de realidade aumentada no Brasil gratuitamente a mais de três anos.
Obirin Odara é pesquisadora sobre colonialidade, racismo, branquitude, tempo e novas tecnologias. É mestra em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília e doutoranda em Filosofia pela UFRJ. E compõe o time do StudioKrya - um estúdio multimacedado, do átomo ao metaverso.
Pesquisadora e observadora participante da Comunicação na Amazônia. Cursa doutorado em Comunicação pela UFBA, cuja pesquisa discute apropriações tecnológicas e infraestruturas de rede no estado do Pará. Atua no combate ao racismo e ao cissexismo, trabalha com cuidados digitais, colabora com coletivas e organizações do movimento negro e do movimento feminista no Brasil e da América Latina.
Dayrel Teixeira, 24 anos, jovem da periferia amazonense, escritor, fotógrafo, palestrante e ativista pela democratização da leitura e questões socioambientais. Criativo e gestor de projetos sociais que buscam desenvolver e executar ações de conscientização, como o fenômeno “Funkeiros Cults” que acumula mais de 300k de seguidores e milhões de visualizações nas redes, além de parcerias com grandes marcas nacionais.
Fabito Rychter atuou como roteirista por 17 anos na Globo mas em 2016 largou tudo por uma paixão: a realidade virtual. Fundou a Delirium XR e rodou o mundo com suas duas obras: Gravity VR e Lavrynthos. Exibidas nos festivais de Veneza, Cannes, Tribeca entre outros, ganhando vários prêmios internacionais.
Vito é publicitário amazonense, especialista em Marketing Digital e empreendedor na Flutu Produções. Cria conteúdo para a internet abordando temas amazônicos, mostrando a cultura, os sabores, a história e os encantos da Região Norte para todo o mundo.
Vitória é uma ativista climática trans, afroindigena da comunidade Zumbi dos Palmares, na periferia de Manaus, AM. Diretora da Palmares LAB Ação (AM) e do PerifaConnection (RJ). Ela foi nomeada, juntamente com outros 11 jovens líderes globais, como Jovem Líder da Comissão Europeia em Clima e Energia.
Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora atua com a produção de eventos culturais e com a criação de espetáculos cênicos. Entre os principais projetos do coletivo estão 6 edições do "Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance", 4 edições do "Encontro de Hip Hop no Norte", 3 edições do "Curso de Criação em Dança" e outras atividades. No portfólio do coletivo ainda constam os espetáculos: in process: curumins (2017), Notas Sobre Ela (2017), 1960: título interino (2018), Jamais Fomos Modernos (2018/2019), Sodade (2019/2020), gambiarr.a (2021) e As Cores da América Latina (2023).
DJ Ravhel é uma mulher preta manauara que em sua grande sede de mesclar diversos gêneros e sons cria pistas dançantes, divertidas e com grande tributo a música preta. Desde 2018 nos decks ela participou de projetos e produções focados em fornecer espaços a artistas negros, indígenas e LGBTQIA+. Seus gêneros musicais favoritos vão do funk e suas diversas variações ao rap, r&b, hip hop, forró amazonense e afrobeat.
Balaclavu é DJ y produtora de eventos culturais e fundadora da @coytadamao. Além de ser a @bandidinha__yy que se apresenta nos palcos ao lado de @luanegramusic y que também compete na @ballroom.mao representando o @ninhoyande.
Yasmin se expressa através da moda e música, co-criadora da @cepecompany e produtora do #afrogrime. Dj Yasmina é um projeto de retomada dos espaços que tanto são negados a mulheres negras de periferia. Em suas pesquisas sempre estão presentes o rap, trap, r&b, drill e grime e suas variações. Da margem pra margem com muita sofisticação.
VANDALO é multiartista manauara que desenvolve narrativas por meio de pesquisas sonoras e sociais. A percussão dita o ritmo do estudo que bebe de ritmos africanos e da música eletrônica periférica brasileira. É diretor-geral e criativo da @vandalhostill, produtora cultural que desenvolve projetos comunitários como Infecta e produz eventos tais como Drum N Infecta, Vírus e Fuzuê Baile.
Dan Stump é um cantor e compositor da Amazônia. Iniciou sua carreira em 2015 e atualmente vive em Manaus. Tem dois discos de estúdios publicados. O mais recente, “Transe Tropical”, foi lançado em 2022 e narra as experiências de ser um jovem em meio a imensidão da Floresta Amazônica. O trabalho teve destaque no programa Cultura Livre, da TV Cultura, e em eventos como SIM São Paulo e Porto Musical.