A capital pernambucana foi a casa da quarta parada do MC.Metaverso Brasil. Desembarcamos no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, para receber o público nordestino com a nossa programação recheada de muita arte, cultura e tecnologia.
Artista digital e estudante de tecnologias imersivas. Nascido e criado no Morro Santo Amaro, favela localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Fundador da 2050, laboratório de inovação e novas tecnologias. Desenvolve o projeto socialCryptoart, através da arte e tecnologia dos NFTs, direcionando fundos para o impacto social na favela.
Produtor cultural que desenvolve experiências multimídia e imersivas com mais de dez anos de experiência. Atuou na realização de projetos de alcance nacional e internacional nas áreas de marketing e branding. Vencedor do Venice TV Award 2020, atualmente atuando como produtor criativo no StudioKrya e na 2050.
Nascido na periferia de São Paulo, desde pequeno é amante da tecnologia e curioso para saber como tudo funciona. Hoje atua como criador de filtros de realidade aumentada para as redes sociais tendo atendido algumas marcas como: Netflix, Ludmilla, MC Hariel, Vivo, Coca-Cola, TIM, etc. E também como criador de conteúdo para suas redes sociais. Um dos diferenciais como creator é utilizar a realidade aumentada além do óbvio em projetos sociais e ações de marketing.
Do interior de São Paulo para o Metaverso, criador do estúdio Layer Dois que trabalha com grandes marcas do mercado e dono do canal Tutoriais do Kewin que democratiza o aprendizado de realidade aumentada no Brasil gratuitamente a mais de três anos.
Obirin Odara é pesquisadora sobre colonialidade, racismo, branquitude, tempo e novas tecnologias. É mestra em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília e doutoranda em Filosofia pela UFRJ. E compõe o time do StudioKrya - um estúdio multimacedado, do átomo ao metaverso.
Mãe Beth de Oxum é Iyalorixá do Ilê Axé Oxum Karê, mestra coquista, Patrimônio Vivo de Pernambuco, ativista cultural, articuladora e comunicadora com mais de 30 anos de atuação em Olinda. Sempre atuando na luta contra o racismo, contra o preconceito religioso de matriz africana, pela liberdade sexual e de gênero, e pela democratização da comunicação. Fundou, em 2010, o LABCOCO – Laboratório de tecnologia e inovação cidadã, onde coletivamente, juventude e ancestralidade constroem pensamento crítico, games com pertencimento, formações técnicas e diversas ações transversalizando tecnologias e saberes ancestrais e novas mídias.
Yane Mendes, cineasta periférica de Recife, utiliza o audiovisual para denunciar negligências do estado com as periferias e exalta a potência que é a criatividade nas favelas. Coordena a Rede Tumulto e é uma ativista online e offline, engajando-se em redes de midiativismo e lutando por políticas públicas para territórios periféricos.
Gil Alves, nascido em Salvador (BA), é graduado em Produção Audiovisual, (Universidade jorge Amado), formado em dança pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia e pós graduando em História Afro-brasileira. Atua como diretor artístico de shows, espetáculos e festivais, como: Show Encontro de Fenômenos, Projeto Concha Negra, Projeto Afro Fashion Day, Prêmio YouTube Vozes Negras, Festival Afropunk Bahia e também na concepção artística e criativa de projetos audiovisuais.
Nin La Croix é uma pessoa trans não-binárie que constrói profissionalmente desde 2006, projetos de inovação, tecnologia e expressões audiovisuais desde a conceituação, captação até a execução final; resultando em filmes, na realização e operação de instalações videográfica em cena em obras teatrais, performances, comunicação em mídias sociais e atividades educacionais. Com graduação em comunicação social com ênfase em cinema, e especialização em roteiro, direção e montagem, trabalha na intersecção entre narrativas, tecnologia e seus usos políticos-criativos.
Daniel Luís Albuquerque é um jovem negro da periferia de Olinda formado pelo Ponto de Cultura Coco de Umbigada em 2004, no curso de formação em software livre do programa Governo Eletrônico GESAC, e que segue desde então atuando diretamente desenvolvendo pesquisa e suporte tecnológico das atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura. Concluiu em 2012, o curso de Tecnólogo em Produção Fonográfica pela UNIAESO.
Isabella Kubera é criadora e apresentadora do Programa Brasil Metaverso que está completando dois anos de existência e que é transmitido no canal brasileiro de TV aberta SBT, assim aproximando o público de todas as idades as novas tecnologias e projetos inovadores descentralizados pelo mundo digital.
Andrea Motta é diretora do UK-Brazil Tech Hub na Embaixada do Reino Unido no Brasil. Com quase 20 anos de experiência em cooperação internacional e programas de inovação em instituições públicas e privadas, Andrea liderou parcerias estratégicas com comunidades de startups, agências governamentais, aceleradoras, investidores, incubadoras e empresas em todo o Brasil e com mercados globais.
A Banda Cultural Coco de Umbigada marca seu nascimento há 23 anos. Originária da comunidade de Paratibe - Paulista-PE, no século passado, os mestres coquistas João Amâncio e Zé da Hora realizavam ali a manifestação tradicional conhecida como Sambada de Coco. Esta celebração era realizada com os familiares e a comunidade local. Com a morte dos mestres, o Coco se cala por quase trinta anos. Em junho do ano de 1998, a musicista e articuladora social Mãe Beth de Oxum e seu marido o músico Quinho Caetés, neto dos saudosos mestres coquistas, articulam toda a família e a comunidade, recuperam a secular zabumba ancestral, que era usada pelos mestres e com muita autoestima todos voltam a realizar a Sambada de Coco do Guadalupe, em Olinda–PE.
Nascida em Peixinhos, Pernambuco, Kananda PX é uma DJ e artista influente. Sua jornada musical começou em 2015 durante seus estudos em Comunicação Social. Com origens da periferia, ao longo dos anos, ela se apresentou em eventos notáveis e dividiu o palco com artistas renomados. Em 2023, destacou-se na curadoria de sets de brega, chegando a fazer uma turnê de quatro apresentações em São Paulo.
Pesquisadora de música preta, DJ, produtora, DJ oficial da cantora Bione, DJ residente do espaço Kilomburbano, criadora e realizadora do selo “Baile da Boneka”, que é movimento cultural pensado para a juventude negra e LGBTQIAP+ do Recife. Boneka enxerga seu corpo preto, trans e favelado a potência que estimula curar sonoridades com produções pretas e de maioria femininas, relacionadas ao Hip-hop, Rap, Trap, R&B, Ragga, Dancehall, Brega-funk, Reggae, Funk.
Gilmar Correia da Silva, conhecido por Gilmar Bolla 8 é o coração pulsante da Nação Zumbi. Fundador do bloco Afro Lamento Negro, dono do baque que pesa 1 tonelada, percussionista, cantor, compositor, empresário no Studio X, tem 4 indicações ao Grammy latino com seu projeto musical o Combo X, atua na área social há mais de 30 anos e atualmente é Presidente da Rede de Favelas de Pernambuco (REFAVELA)
Com uma vasta bagagem no mercado de entretenimento e mais de 30 anos de experiência, o recifense Rob Taussig é um profissional de enorme talento das cabines musicais, apaixonado pela discotecagem e respeitado no circuito Recifense. Além do seu trabalho como DJ, Rob Taussig também produz música Eletrônica, sendo o primeiro DJ de Recife a ter sua música prensada em Vinil pela URBR Records, Curitiba com a faixa: UDK e Remixes.
De origem indígena Puri, a cantora, percussionista, produtora e arte educadora Siba Carvalho Puri, é integrante do movimento de indígenas mulheres Wayrakuna e desenvolve um trabalho musical voltado à visibilidade indígena. Siba trabalha com música há mais de 10 anos, mas foi em 2018 que a artista lançou seu primeiro EP Solo intitulado “Somos Um”, retratando a luta atual dos povos indígenas pernambucanos.