Para fortalecer a cena artística e audiovisual da juventude capixaba, o Movimento Cidade realiza gratuitamente a MC.Lab apresenta: Escola de Arte Empreendedora, que terá formações em videoarte e negócios. A capacitação faz parte da programação de 2022 do MC.Lab, um programa de laboratórios que desenvolve orientações em diversas áreas o ano inteiro. As oficinas estão acontecendo de forma presencial desde o dia 21 de março e vão até o 15 de abril. As mentorias estão especialíssimas: Sáskia Sá, Gui Castor, Diego Miranda, Ed Lobo e Júllia Tedesco.
A capacitação é composta por duas diferentes formações: Experimentação Artística: Empreendedorismo na Arte, na qual os participantes serão convidados a pensar a arte, seja ela poesia, música, grafite, ou qualquer outra linguagem artística que esteja em seu universo, a partir da perspectiva dos negócios. “Como promover a subjetividade da arte a um produto mercadológico?”: perguntas como essa devem ser respondidas com teoria e troca de experiências; e a VideoArte MC.Cidade, momento em que os jovens participam de uma mersão artística que envolve técnica e subjetividade. A conciliação das duas esferas do fazer audiovisual deve guiar a capacitação, que percorre a trilha do roteiro à pós-produção. Tudo isso voltado para a linguagem da videoarte.
As turmas são compostas por jovens de 16 a 29 da comunidade do Quadro. O MC é um movimento cultural realizado por e para jovens de periferias da Grande Vitória, e esta capacitação, em especial se interessa em descentralizar os investimentos em arte e cultura, alcançando potências muitas vezes invisibilizadas, e não somente: o MC está interessado na diversidade artística, tanto de quem está começando, quanto de quem só precisa de uma oportunidade para alçar voos mais altos.
MC.Lab – Escola de Arte Empreendedora é uma realização da Caju Produções, da Voe Produções, da Funarte, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores – 2021/2022.