CONSTRUIR  

CIDADE  


Em 2022 o Movimento Cidade convidou a cidade para construir juntando gente, misturando ingredientes… Movimentando, conectando e concretizando ideias. Para o MC, construir cidade é como construir um festival: precisa de vontade, de ação e gente de todo jeito.

Na Festa do Buraco, pela arte, refletimos, curtimos e agimos na cidade: cada rua é um palco, cada muro é uma tela em branco, e cada encontro é um convite para a troca. Tijolo a tijolo, a gente projeta uma cidade humana, acolhedora, segura e viva.

FESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MCFESTIVAL MC

Desculpe o transtorno.

Em 2022 o Movimento Cidade é um canteiro de obras.

AGIR - CONSTRUIR - ERGUER - OCUPAR

Corpo e concreto. Ocupar como ato de manifestar: demolir muros, reconectar pontes, refazer a massa e erguer ideias. Tudo em conjunto, feito a muitas mãos como operários de uma construção. Pela arte, refletir, curtir e agir na cidade. Onde cada laje é um palco [curtir], cada muro é uma tela em branco [agir] e cada praça é um convite para a troca [pensar].

Puxadinhos de ideias, janelas de propósito: tijolo a tijolo, a gente projeta uma cidade humana, acolhedora, segura e viva como uma casa. Para nós, construir cidade é como construir um festival: precisa de vontade, de ação e gente de todo jeito. É sobre planejar, arquitetar.

Ar-qui-te-tar. "Ar", "Teto"...

É o que falta a muita gente: casas de papel debaixo da ponte, de marquises e andaimes…

Debaixo de quais tetos e, soprados por quais ares a gente vai viver o futuro?

Mãos à obra?

MC.MULHERES
O MC.Mulheres é voltado para as questões de gênero e estabelece diálogo atento com a mulher dentro do universo audiovisual e musical.
MC.LAB
Programa de laboratórios que desenvolvem orientações em empreendedorismo, audiovisual, música e produção cultural, voltado especialmente para a juventude periférica.
MC.RODA
Itinerâncias realizadas fora do território do Espírito Santo. Em 2022, com o MC.Roda chegamos à Região Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
GERAÇÃO OLHAR DO FUTURO
Utilizando o Instagram como principal plataforma de difusão, convidamos a juventude para a reflexão de soluções para um mundo melhor, inspirados nos ODS (ONU).
CIDADE PEDAL
A Mostra Cidade Pedal exibe filmes sobre mobilidade urbana, cidades inteligentes e movimento sustentável. A projeção acontece através de energia limpa gerada por bikes.
FESTIVAL MC 2022
Em 2022, Festival Movimento Cidade teve sua primeira edição presencial no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, concretizando o movimento de cultura na cidade e reunindo cinema, música, arte, bate-papo, dança, rima pra construir juntos a cidade que queremos.

MARCÍLIO DE NORONHA  

VIANA  

PRAÇA DE BARRO  

BRANCO, SERRA  

OBRA SOCIAL  

GABRIEL DELANNE,
CARIACICA  

BOA VISTA,  

CARIACICA  

SÃO DIOGO  

SERRA  

NOVO HORIZONTE,  

CARIACICA  

CENTRO CULTURAL  

CARMÉLIA M. DE SOUSA  

CENTRO CULTURAL  

MANGUINHOS  

RESERVA ÁGUIA  

BRANCA, VARGEM ALTA  

ASSOCIAÇÃO SETOR  

ÁFRICA, SERRA  

ASSOCIAÇÃO SETOR  

AMÉRICA, SERRA  

ASSOCIAÇÃO SETOR  

OCEANIA, SERRA  

JARDIM LIMOEIRO,  

SERRA  

ARTES NA SERRA,  

ESPIRÍTO SANTO  

ESCOLA TÉCNICA  

DE ARTES, MACEIÓ  

PECÉM,  

CEARÁ  

SÃO JOSÉ DA
LAGOA TAPADA,  

PARAÍBA  

Revista
Collab
MC #3

LER

Nesta terceira edição da revista Movimento Cidade, nos conectamos ao tema “Construir Cidades”. Nesse esforço, convidamos os artistas aqui reunidos a partilharem perspectivas sobre essa “empreitada”. Assim, trazemos a proposta de exaltar a coparticipação da construção, partindo da compreensão de que o labor é contínuo e coletivo: tijolo a tijolo, carregado por muitos braços. Uma estrada possível para se projetar, erguer e vivenciar cidades seguras, acessíveis, justas, e que oportunizem a todas e a todos. Desculpe o transtorno, em 2022 o Movimento Cidade está em obras!