Tá no ar o Geração Olhar do Futuro, um edital voltado para jovens interessados em mudar o futuro do planeta. Trazendo a principal pergunta O que te inspira a pensar no futuro?, o GOF quer provocar os jovens a pensarem como sua imaginação e criatividade podem sugerir ações de transformação para um futuro melhor.
A partir da plataforma reels, do Instagram, a ideia é despertar uma reflexão sobre como tornar o mundo menos desigual e mais colaborativo, com inspiração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Os 15 melhores vídeos ganham 1 Iphone 12, e serão exibidos em uma Mostra Audiovisual online. Os diretores/criadores de conteúdo premiados ainda participam de uma formação com nomes da cena sustentável e audiovisual do Brasil, com palestras de embaixadores incríveis que fazem a diferença na luta por um futuro melhor.
Os embaixadores:
Marcelo Rocha (Sudeste)
Marcelo Rocha, 24 anos, nascido em Mauá, região metropolitana de São Paulo. Diretor Executivo do Instituto AYIKA. Conselheiro do Greenpeace Brasil. Colunista no “Um só planeta” e na Mídia NINJA. É fotógrafo, ativista em educação, negritude e mudanças climáticas no Fridays For Future Brasil e FFF MAPA (Most Affected Peoples and Areas). Foi uma das vozes brasileiras destaque nas COPs 25 e 26, indicado junto a MIPAD/ONU como um dos 100 negros mais influentes da década.
Mikaelle Farias (Nordeste)
Mikaelle Farias, estudante de engenharia de energias renováveis, ativista do movimento internacional Fridays For Future, uma das autoras do manifesto do Climaty Reality, reivindicando educação climática nas instituições de ensino brasileiro e da carta direcionada ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden, dias antes da Cúpula do Clima.
Paloma Costa (Centro Oeste)
Paloma Costa, jovem ativista do Clima de Brasília, bacharel em Direito e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. É pesquisadora na Clínica Jurídica de Direitos Humanos da UnB – Gabinete Jurídico para a Diversidade Étnica e Cultural (JUSDIV), assessora jurídica e pesquisadora no Instituto Sociambiental.
Renata Padilha (Sul)
Renata Padilha, formada em Relações Internacionais UFPEL, ativista socioambiental em Eco Pelo Clima – Fridays For Future Brasil, promotora das agendas internacionais Agenda 2030 e Acordo de Paris. Também atua no combate aos combustíveis fósseis e promoção de uma transição energética justa em todos os lugares.
Txai Suruí (Norte)
Txai Suruí é ativista do Povo Paiter Suruí; Coordenadora do Movimento Juventude Indígena de RO; Coordenadora Geral na Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé; Conselheira Suplente no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia; Voluntária no Engajamundo; Acadêmica de Direito; Conselheira no WWF Brasil. Conselheira do Pacto Global da ONU. Colunista na Folha de São Paulo.
Informações, edital e formulário de inscrição em: www.movimentocidade.com/geracaoolhardofuturo