O objetivo principal que atravessa todas as atividades do Movimento Cidade é estimular a consciência sustentável para provocar mudança de comportamento, pensamento e ação. Em 2022, enquanto o Movimento Cidade ocupa o Centro Cultural Carmélia com arte e cultura para todas e todos, a população ao redor será beneficiada. Além da geração de empregos diretos, o Festival também contribui indiretamente à formalização e organização de ambulantes do entorno para a comercialização de seus próprios produtos durante o evento.
Ainda sobre o impacto no entorno do Carmélia, como contrapartida de entrada no festival, o público está sendo incentivado a doar 1kg de alimento não perecível. O Movimento Cidade vem trabalhando na identificação da destinação dos alimentos, e há meses realiza visitas visando a aproximação das comunidades vizinhas. Atualmente, o movimento está conectado diretamente com nove lideranças.
Ingressos solidários
Todos os acessos ao Festival MC são gratuitos. Foram distribuídos em três grandes momentos: mil deles para as nove comunidades do entorno, destinados através das lideranças; o primeiro lote, denominado “Passaporte MC.Lover”, que priorizava o acesso do público morador de regiões periférias, negros, LGBTQIA+ e professores de instituições de ensino público; e o terceiro lote, dispobilizado para retirada gratuita em plataforma de bilhetes online.
Gestão de lixo
O Festival também colabora para a destinação sustentável do lixo gerado, disponibilizando 10 lixeiras para resíduos secos e 10 lixeiras para resíduos úmidos, sinalizadas com as 4 cores da Coleta Seletiva para o público. Durante e no pós-evento, os materiais serão geridos – com o tratamento e seleção – da cooperativa Amariv, que faz parte do território do entorno do Carmélia.
Quais outros movimentos sustentáveis?
“O que Fazer com o Plástico?” é uma pergunta que muita gente se faz diariamente. Essa é também a questão que guiará mais uma oficina do MC.Lab. Na residência da Fantástica Carpintaria, comandada pela nossa parceira de longa data Cidade Quintal , a provocação dá o ponto de partida do laboratório de reciclagem criativa montado no Festival. Como isso? Os alunos da oficina terão contato com técnicas e ferramentas para modelagem de resíduos para transformar sacolas e tampinhas em bolsas, acessórios e outros objetos úteis. A formação é completamente gratuita e as vagas já foram preenchidas com inscrição que rolou em julho.
Encorajamos nossos convidados que receberam nosso presskit a doarem o plástico que não forem utilizar. Tais materiais podem ser entregues no próprio festival, e mesmo após o evento, os materiais dos kits ainda podem ser enviados para a produtora para doação e destinação de reaproveitamento, ou doação.
Copos para brindar na festa
O Festival se preocupou em dar preferência para o uso de produtos sustentáveis durante toda a programação, como a disponibilização de 7.000 Eco Copos personalizados de polipropileno, material 100% reciclável, durável e reutilizável em substituição aos descartáveis de uso único.
No Brasil, são jogados no lixo cerca de 120 milhões de copos descartáveis por dia, devido à dificuldade de reciclagem desse material. Além disso, cada copo descartável de plástico comum gasta, em média, meio litro de água para ser produzido, e geralmente são utilizados de 5 a 8 unidades por pessoa em um evento. Com os Eco Copos, o Festival reduz o lixo gerado pelo público em cerca de 50% e economiza, em média, 225.000 copos descartáveis nos três dias de evento.
Play de energia limpa
A energia produzida pelas pedaladas pelas bicicletas geradoras de energia do Pedal Sustentável é utilizada de forma divertida, lúdica, educacional e eficiente, proporcionando diversas experiências sustentáveis. No Festival Movimento Cidade, a tecnologia estará presente na Mostra Cidade Pedal, com 8 bicicletas no total, dentre elas 5 para adultos, 2 infantis e 1 para cadeirante. As bicicletas serão responsáveis por gerar 100% da energia limpa para o público assistir aos filmes da mostra.