04/07

De volta ao barracão: Primeiro carro alegórico é produzido durante a pandemia

Famosa por abrir o carnaval de Escolas de Samba do Brasil, a capital do Espírito Santo, Vitória, sai de novo na frente. É que mesmo em meio a pandemia, o Festival MoV.Cidade desafiou artistas a produzir um palco carnavalesco de onde serão transmitidos shows de Luedji Luna (BA), Budah (ES), Marina Sena (MG) dentre outros músicos, nos dias 19, 20 e 21 de agosto pelo Youtube.com/movcidade. Todas as alegorias e esculturas produzidas serão reaproveitadas no próximo carnaval de Vitória.

‘Brota’ na favela

Mesmo à distância, nada substitui o calor do público. Pensando nisso, o MoV recebe uma plateia presencial viva e orgânica: é que foram adquiridas mais de 200 plantas que vão compor a atmosfera do enredo escolhido pelo projeto: CIDADE SUSTENTÁVEL. Após o festival, as plantas serão replantadas no Morro do Quadro, com adolescentes e jovens do projeto sociocultural Serenata de Favela.

Transformando poeira em purpurina

Diretamente afetado pela pandemia da Covid-19, o Carnaval foi escolhido como tema para o 3º MoV.Cidade, festival de diversidade, sustentabilidade e cultura urbana do Espírito Santo. O projeto ativa a mão de obra da Mocidade Unida da Glória, a MUG – escola de samba de Vila Velha. Cerca de 26 profissionais, entre escultores, aderecistas, alegoristas e costureiras estão envolvidos nos desenhos e na confecção das esculturas, que trazem elementos identitários da Grande Vitória, como o Viaduto Caramuru, beija-flores, peixes e conchas.

A proposta do MoV.Cidade é dar um gostinho do carnaval capixaba em meio a pandemia – sem deixar de cumprir com todos os protocolos de saúde -, dando esperança, e gerando oportunidade de renda para os fazedores do carnaval. “Acreditamos que o Carnaval também é um movimento criativo e urbano, que se conecta muito com o nosso. A gente acha que todo mundo está com esse desejo guardado, a mais pura saudade, que escapa como uma dose do que ainda vamos viver, e do que vamos fazer agora: ensaiar um futuro” – afirma a direção do projeto.

A programação completa do projeto está disponível no site: www.movcidade.com.br. O Festival MoV.Cidade é uma realização da Caju Produções e Ministério do Turismo, com patrocínio de empresas como Atacadão, Instituto Cultural Vale, Grupo Águia Branca, Realcafé, Sebrae, Patrus Transportes, Banestes e Decolores. Conta também com o apoio da Rede Gazeta e Devassa.

O Carnaval de Vitória 

O Carnaval de Vitória tem como seu ponto alto os desfiles de escolas de samba, realizados uma semana antes do feriado nacional, ou seja, antecede os carnavais de avenida de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Vitória, as escolas atravessam a passarela do samba popularmente conhecida como Sambão do Povo. A festa é também chamada de “Carnaval do Espírito Santo” ou “Carnaval Capixaba”, uma vez que nele participam várias agremiações de Vila Velha, Cariacica, Serra e não apenas da capital, Vitória.

A MUG

A Associação Recreativa e Cultural Mocidade Unida da Glória, ou MUG, como é popularmente conhecida, é uma escola de samba da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, que disputa o Carnaval de Vitória. Foi fundada em 9 de agosto de 1980, inicialmente como um bloco. É hepta campeã pelo Grupo Especial da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial – LIESGE (fonte: Wikipedia).

O MoV.Cidade

O MoV.Cidade é um movimento cultural realizado por e para jovens de periferias da Grande Vitória, e tematiza sustentabilidade urbana, diversidade e criatividade. O projeto, que realiza mostras de cinema e shows musicais ocupando a cidade, tem se reafirmado como um movimento urbano de causa criativa. Desde 2018 realiza editais, concursos e premiações diversas para o setor criativo e cultural do Brasil, contribuindo para o processo de recuperação do setor durante a pandemia.

SERVIÇO

FESTIVAL MOV.CIDADE 2021
19, 20 e 21 de agosto de 2021
www.youtube.com/movcidade 
Luisa Costa – Diretora de Comunicação
(27) 99710 2025
luisa@cajuproducoes.art.br www.movcidade.com.br