26/05

Audiovisual no centro: Movimento Cidade leva 7 mil pessoas para mostra de cinema gratuita em Vitória (ES)

Programação pautada na presença das mulheres no audiovisual comprova interesse do público pela diversidade no cinema.

Cinema para multidões. Com uma programação variada que contou com atrações musicais, batalhas de dança e poesia e intervenções artísticas, o Movimento Cidade (MC) levou cerca de 7 mil pessoas para uma mostra audiovisual gratuita nos últimos 19 e 20 de maio em Vitória(ES), dentro da programação do Festival MC.Mulheres. Diante de um telão gigante de 12×7 metros instalado no Centro Cultural Carmélia e com um catálogo de filmes dirigidos por mulheres, a Mostra Mulheres revelou o poder do interesse que o cinema provoca em grandes públicos, sobretudo quando ele se apresenta de um modo diverso e acessível.

O MC fundamenta-se em três pilares que se atravessam concomitantemente: a diversidade, a criatividade e a sustentabilidade. E tem no cinema seu principal ponto de partida e inspirações motrizes, uma vez que o MC nasceu como uma mostra audiovisual, ampliou-se e absorveu outras linguagens artísticas, como a música e as artes plásticas, entre outras, sem deixar de abrir mão do seu compromisso com a sétima arte.

Para o diretor geral do MC, Leonardo Alves, a repercussão deste público é algo a se celebrar – e muito! “O audiovisual sempre esteve no nosso DNA, em todas as nossas programações, por isso, saber que o público se sente convidado a participar, refletir, agir e curtir através de cada um desses conteúdos é motivo de muito orgulho para nós”, ele comenta.


MC e o Cinema

Com o lema “Cidades são pessoas”, o MC se identifica como um projeto de causa pela cultura na cidade, valorizando a criação coletiva através da criação de redes, programas, ações e produtos culturais. O cinema aparece aqui como parte intrínseca do DNA do movimento, pois foi por meio de uma mostra de cinema sobre mobilidade urbana que os demais projetos e passos dados pela marca foram acontecendo a partir de 2018.

Atualmente, através de uma multiplataforma de canais e da itinerâncias de projetos variados por todo o Brasil, o MC conecta distintos movimentos sociais, artísticos, culturais e políticos emergentes, sempre buscando refletir sobre uma cidade e territórios melhores para todos em diversas atividades e programações que vão desde a produção própria de conteúdos, à difusão audiovisual e palco de debates e performances. 

O objetivo central do movimento é estimular a consciência sustentável para provocar mudança de comportamento, pensamento e ação: engajar causas, promover novos movimentos e interação com a cidade, utilizando sobretudo a criatividade e a conexão entre as pessoas.

“O telão bem no centro do evento transportou as pessoas para dentro dessa magia que é o audiovisual, como se elas próprias fizessem parte dessa grande fantasia que abraçou e envolveu o público todo. Foi uma experiência inédita e inesquecível”, explica o diretor geral Leonardo Alves. 

@movimento.cidade | Instagram