14/08

Audiovisual para multidões: super tela exibe filmes de graça no Carmélia, em Vitória

O Festival MC (Movimento Cidade) está chegando a sua 5ª edição em 2023 e trazendo suas mostras audiovisuais, de graça, para uma multidão, numa megatela e ocupando o Centro Cultural Carmélia novamente. Vinte obras audiovisuais, divididas em três mostras, vão dar a tônica da próxima edição do MC nos dias 18 e 19 de agosto. O público poderá assistir produções projetadas em uma super tela – inédita na capital – de 15x8m, com potente sistema de som instalado no Centro Cultural Carmélia, em Vitória. 

A entrada é gratuita – limitada à lotação de público – e não haverá retirada de ingressos, sendo importante chegar cedo. A doação de alimentos será necessária na entrada do festival e os donativos serão enviados para as 9 comunidades do entorno do Carmélia.

O Festival Movimento Cidade tem a linguagem audiovisual no sangue. Nesta edição, a programação divide as obras em três mostras audiovisuais: uma nacional, uma capixaba e outra inédita, exibida em óculos de realidade virtual.

“Os filmes terão foco na relação da cidade com a terra e a curadoria do MC fez a seleção e convite dos  produtos que serão exibidos. Mostrar a força do audiovisual dentro de um festival, gratuito, para multidões, numa megatela montada no Carmélia agora ocupado, é cumprir com o nosso compromisso de mostrar que cidades são pessoas”, defende Léo Alves, criador do Movimento Cidade. 


Na Mostra Cena Capixaba, que dá espaço para as produções locais, o público prestigiará as obras “Transviar”; “Atlântida”; “Calado”; “Meu Arado Feminino”; “Nostalgia”; “Marés” e “Má Influência”.

Na Mostra Movimento Cidade, com obras nacionais, o público pode esperar obras contemporâneas que apresentam um misto de expressões folclóricas, cultura e diversidade. Os títulos “Barra”; “Mutirão – o filme”; “Maracacu vs passinho”; “Brazil 1.99”; “Mudez”; “Homem-Peixe”, “Abscesso” e “Fantasma Neon” são as obras em exibição na mostra. Uma banca de jurados será responsável por escolher uma obra vencedora da Mostra Cena Capixaba e da Mostra Movimento Cidade, com menção honrosa no palco do Festival MC.

Na mostra MC.Metaverso Brasil, que busca replicar a realidade por meio de dispositivos digitais, será possível conferir filmes em uma experiência imersiva na realidade virtual. Os filmes serão exibidos com uso de óculos de realidade virtual, no ambiente virtual do metaverso, criando uma experiência única. O público poderá participar por ordem de chegada. A experiência acontecerá em estruturas chamadas de cabaça – que remetem a uma bolha inflada e são produzidas com material biodegradável.

Nos dois dias, as mostras serão encerradas com shows musicais. Na sexta, por exemplo, Djonga (MG) está confirmado. No sábado, Liniker (SP), Rico Dalasam (SP) e Afrocidade (BA) se apresentam.

A programação ainda inclui a feira “Lá da Roça”, bate-papo, intervenção de arte, batalha de rima e de danças urbanas.

Dias 18 e 19 de agosto, o Festival MC vai transformar o Centro Cultural Carmélia num grande assentamento cultural urbano com mostras audiovisuais, shows musicais, bate-papo, batalhas de dança e rima, intervenções artísticas, apresentações de grupos tradicionais em dois dias de muita cultura, arte e identidade capixaba.

Ah, neste ano, não haverá retirada de ingresso.

A entrada é gratuita e será necessária a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados para as comunidades ao entorno do Carmélia. 

A colheita vai ser abundante!