Cinema on-line, cinema projetado em prédios de centro histórico, cinema projetado por bicicletas. No desejo de ampliar ainda mais a fatia audiovisual do movimento, em 2022 o cinema do MC se divide em três diferentes categorias no MC.Projeta: a Mostra Movimento Cidade, a Mostra Arte e a Mostra Cidade Pedal. Este ano, o Festival MC acontece nos dias 19, 20 e 21 de agosto.
A curadoria formada pelas cineastas capixabas Suellen Vasconcelos e Ursula Dart selecionou os 21 filmes que serão exibidos na plataforma MC.On e no Festival MC 2022. “Buscamos selecionar filmes que tragam uma expressão artística que tenham uma proposta de reinvenção, para ter aderência do perfil do movimento como um todo”, explica Ursula.
A diretora de programação do Movimento Cidade Julia Aguiar explica que a diversidade das temáticas trazidas nos filmes inscritos do ano passado empolgaram na hora da seleção: “As obras falavam de diferentes realidades, sentimentos e visões. Linguagens plurais e cada vez mais particulares e diversas, com representações de vários cantos do país. Esperamos que este ano a representatividade e a adesão ao edital sejam ainda maiores!”.
As três Mostras
A Mostra Movimento Cidade não tem esse nome à toa. A nossa Mostra principal queridinha (amamos todas!) chega a sua quarta edição nos enchendo de orgulho. Nessa categoria, os 10 filmes são focados em reflexões sobre cidades acessíveis, criativas e, claro, a relação das pessoas e suas manifestações artísticas e culturais
E a Mostra Arte? A gente é suspeito pra falar, mas essa é linda demais.
Os seis filmes escolhidos para exibição partem de um processo criativo de base em gêneros diversos como vídeo-artes, vídeoperformances, trabalhos experimentais, videoclipes, ficção, documentário e animação.
Movimento Cidade + Cinema sustentável. Se dá match? A resposta é sim. A Mostra Cidade Pedal traz uma tecnologia sustentável dos sonhos: enquanto o espectador faz atividade física, gera eletricidade para exibição de 5 curtas na telona!
Premiações em dinheiro
Os filmes selecionados para compor as três mostras ficarão disponíveis para exibição pelo período de um mês na plataforma MC.On. As obras mais votados através de escolha popular serão premiadas.
O edital do MC.Projeta irá premiar um valor total de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais).
Confira a lista dos filmes selecionados:
Mostra Arte
O Elemento Tinta, de Luiz Maudonnet e Iuri Salles
Bestiário Invisivel, Tati Rabelo e Rod Linhales
Modelo Morto, Modelo vivo, de Leona Jhovs e Iuri Bermudes
TRANZMUTAÇÕES PANDEMYKAZ, de André Lu, Carol Carvalho, Gabs Ambròzia, Pedra Homem, Quebrantxy, Oru Florydo
Castelo da Xelita, Lara Ovídio
Controle de tráfego, Jackson Abacatu
Mostra Movimento Cidade
Jardim da Testículosa, Prainha das Travestis, de Rucka de Lacaia
Kikazaru, de Matheus Cabral
Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão
Inabitáveis, de Anderson Bardot
Cidade Sempre Nova, de Jefferson Cabral
AIrão Velho, sayonara, de Sandro Vilanova
Acesso, de Julia Leite
Madrugada, de Leonardo da Rosa, Gianluca Cozza
Arreda Homem Que Chegou Mulher, de Renata Monte
Ímã de Geladeira, de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo
Mostra Cidade Pedal
Belo Horizonte, Mulheres e Bicicletas, de Maria Mourão
Nonna, de Maria Augusta V. Nunes
Jamary, de Begê Muniz
A represa é o meu quintal, de Bruna Carvalho Almeida
Rocha Matriz, de Cristal Líquido (Miro Soares e Gabriel Menotti)