O Festival MC.Mulheres marcou o fim de semana de quem compareceu ao Centro Cultural Carmélia nesse fim de semana com mostra de cinema, música, dança, poesia e arte, gratuitos.
As 7 mil pessoas que compareceram ao festival mostraram que o público quer e merece consumir um cinema diverso, acessível e feito por mulheres.
Dividida em duas categorias, a Mostra Mulheres exibiu curtas-metragens do gênero experimental ao documentário na Mostra Camélias, e videoclipes e filmes musicais na Mostra Mulheres de Voz.
Celebração da diversidade e da força feminina e temáticas que perpassam a relação do corpo feminino, das negritudes e das vivências nos espaços urbanos, foram as narrativas centrais dos filmes selecionados para a mostra competitiva.
Na Mostra Camélias, a grande vencedora da noite foi a diretora Sarah Martins de Matos, com Êxodo, filme experimental que aborda a relação de movimento, tempo e música.
Já Timon, Papel e Letra, de Jaísa Caldas, foi o grande vencedor da Mostra Mulheres de Voz. No primeiro videoclipe do EP Madame do Réu, Jaísa canta sobre a vivência de uma mulher que enfrenta luto, apagamentos e transforma tudo em resistência no seu cotidiano.
Assista aos filmes ganhadores e a todos os selecionados da Mostra Mulheres clicando aqui.
A mostra online fica disponível até o dia 05 de junho.
Parabéns a todas as mulheres cineastas e produtoras!
Fotos: Melina Furlan e Vans Bumbeers.