Festival MoV.Cidade se propos a trazer pautas que nos façam pensar sobre as cidades, o futuro e nosso compromisso durante os 3 dias de atividades.
A Conversa no Jardim é uma das atividades que propõe o pensar dentro da programação do Festival MoV Cidade. O encontro é formado por representantes de empresas ou projetos, e sociedade civil interessados em debates sobre a cidade, a criatividade, a inovação e a sustentabilidade.
Na manhã de quinta-feira (19), no “Circular”, mediados por Quenia Lyrio, Ana Paula Damasio, Grazieli Pirovani, Gilmar Nogueira e Leonardo Pignaton formaram a primeira roda de conversa que aconteceu no jardim da Casa7.
Eles debateram a urgência de se pensar assuntos como o consumo consciente, saídas sustentáveis e reciclagem criativa, tomando como base o entendimento de que os ciclos de vida das coisas não têm fim, e por isso deveriam ocorrer de forma circular. “É importante pensar nossas relações com os produtos, com o ciclo de vida dos produtos, com o meio ambiente, e também como a gente conscientiza o outro e qual papel a gente pode fazer”, disse a mediadora Quenia Lyrio.
No segundo ciclo de bate-papo da Conversa no Jardim, o “Eletrizar”, Marcos Accioly (Marquito), Elias Alves da VIX Logística, Daniel Azeredo e Rafaela Rigo (do Projeto Solares), e João Vitor Freire (da Endelevo) trouxeram para o centro do debate a energia limpa.
Compreendendo que a cidade é um organismo complexo e vibrante, os participantes relevaram a importância de se pensar processos eficientes não apenas de consumo, mas de geração e produção de energia.
Vivenciar espaços públicos propícios para a partilha de experiências diversas: para o terceiro dia de bate-papo no jardim, o “Fabular”, a intenção foi pensar formas de ocupar a cidade.
O mediador Fabrício Costa, Rozilene de Sá, Crislayne Zeferina e Camila Brandão perseguiram a noção de como a vida da cidade possui demandas próprias e essas demandas são específicas, por isso planejamentos padrões não são suficientes para que uma cidade seja acolhedora e humana.
Fotos: Francisco Xavier