Chegou o seu momento de projetar seu filme com o Movimento Cidade em 2023!
A inscrição é gratuita e válida até o dia 17 de fevereiro por meio do preenchimento completo e envio do formulário.
Neste ano, o Movimento Cidade tem como lema “Cidade são Pessoas” e se identifica como um projeto de causa pela cultura na cidade. Por isso, o edital busca selecionar obras audiovisuais brasileiras independentes, de até 30 minutos, sendo ficção, animação, documentário, videoclipe ou videoarte para serem exibidas dentro das três categorias de mostras:
Mostra Favela
Essa mostra é inédita neste ano e o foco são filmes que retratam as relações na periferia e seus movimentos, tanto na temática, quanto na produção, direção, elenco ou cenário do filme. Queremos abordagens sobre cidades criativas, movimentos culturais, sociais e artísticos, representatividade, acessibilidade e outros temas associados.
Mostra Arte
É focada em filmes sobre o universo do processo criativo. Temas como design, ilustração, pintura, muralismo e lambe-lambe retratados em diversos gêneros com o viés do experimentalismo são o foco da Mostra Arte.
Mostra Mulheres
Mostra exclusiva para mulheres realizadoras do audiovisual autodeclaradas como negras. Essa categoria pretende selecionar obras que debatem temáticas da relação do corpo, da mulher e das negritudes com a cidade.
O Movimento Cidade busca em todas as suas ações, pautar-se na diversidade que compõe as cidades, e por isso, 50% das vagas serão destinadas para políticas afirmativas, levando em consideração a etnia, gênero, contexto familiar e escolaridade. Serão selecionados até 8 filmes por categoria e todas as obras classificadas receberão a premiações em dinheiro, além da exibição das mostras na plataforma MC.On e compondo as suas programações.
O resultado das classificações dos filmes serão divulgados nas redes sociais do Movimento Cidade até o dia 01 de março (Mostra Favela) e até o dia 17 de abril (Mostras Arte e Mulheres). Para mais informações, confira o edital completo.