04/07

Me chama: MoV.Cidade abre chamada para o setor criativo

Estão abertas até o dia 31 de dezembro as inscrições do banco de talentos do MoV.Cidade. Depois da realização do festival em agosto de 2021, com Shows, Mostra cinema, Formações e Bate-papos, o projeto MoV.Cidade segue seu objetivo de movimentar territórios, fortalecer redes e impactar o setor criativo da Grande Vitória.O programa “MoV.Chama” é uma inédita ação para convocação de artistas, bandas e profissionais que queiram se envolver nas ações propostas pelo projeto para o futuro priorizando artistas de áreas de vulnerabilidade social, pretos e/ou da comunidade LGBTQIA+. A ideia preza pela inclusão e diversidade de talentos ainda desconhecidos na cidade com  objetivo de renovar e diversificar a equipe de realização e a programação do projeto.

O edital MoV.Chama terá duas categorias: “time” e “bandas/artistas”, e será aberto no próximo dia 01 de novembro. A inscrição ocorre através de um formulário e ficará no banco de dados da produtora responsável pelo Movimento. Segundo Léo Alves, diretor do MoV.Cidade, existe um interesse muito grande das pessoas de participarem de alguma forma do processo de execução. Léo reforça que “a presença de profissionais de diferentes realidades e a abertura para conhecer bandas que queiram se apresentar no Festival é uma grande oportunidade para conhecer novas cidades dentro das cidades”. 

Os critérios utilizados para seleção serão, no caso de artistas: a criação musical autoral, qualidade estética e técnica, criatividade do produto musical e viabilidade técnica. Já no caso de inscrição para participar do time produtor do Movimento a avaliação seguirá analisando as competências, alinhamento com as demandas necessárias ao projeto, o budget disponível para cachê e a disponibilidade para início. E os link para inscrição está disponíveis em movcidade.com.br/movchama

O MoV.Cidade

O MoV é um movimento artístico-cultural que traz a reflexão para um olhar atento mais atento sobre as cidades, desde a cultura urbana até os modos de vida mais sustentáveis nos centros urbanos. Pensa a relação das pessoas com os locais onde vivem, potencializando as várias formas de ocupar e transformar por meio da arte e da cultura. Utiliza, para isso, diversas linguagens artísticas, como o cinema, a música, as artes visuais, as intervenções urbanas entre outros. O MoV surgiu em 2018 promovendo debates em torno da mobilidade urbana. Em 2020, na segunda edição do Festival, o MoV foi pioneiro na reinvenção do fazer cultural, abrindo novas possibilidades à cadeia produtiva do setor cultural. Com um edital de R$80 mil destinado aos artistas, foram 35 dias de Festival, com inúmeras atividades nas mais diferentes linguagens artísticas. 


Caju Produções

A Caju Produções (cajuproducoes.art.br), realizadora do MoV.Cidade, é uma produtora cultural fundada em 2001, localizada em Vitória (ES). A empresa é especializada na produção de eventos e de ações transversais de cunho artístico, social, educacional e ambiental. Atua em quatro pilares: música, cinema, arte e memória, tanto em projetos próprios quanto de parceiros. Seu objetivo é potencializar o valor histórico e o capital humano de territórios brasileiros, proporcionando fortalecimento do turismo cultural e o desenvolvimento social e artístico de territórios, criando e evidenciando identidades destas localidades.