A primeira noite do Festival MoV.Cidade trouxe, além de muita música, o resultado da Mostra de Cinema MoV.Cidade 2021: “Funk Carioca – Brasil Brasileiro”, de Matheus Sousa Dafi” (RJ), foi o filme mais votado e leva o prêmio de 2 mil reais dinheiro. “Fronteiras: território de rupturas”, de Amanda Gatti e Gusteile Fistaról (RS), e “A Nascente mora aqui” de Gabriela Nassar (SP) são, respectivamente, segundo e terceiro lugar.
O documentário de Matheus destaca a relação da favela com o funk, enquanto no vídeo-arte, Amanda e Gustiele consideraram o corpo, o espaço e tudo aquilo que nos atravessa enquanto seres para expandir o entendimento acerca do termo fronteira. Já Gabriela, em seu documentário questiona a forma como estamos construindo e habitando as cidades a partir da ameaça à nascentes que ficam em uma conhecida praça de São Paulo.
Os filmes já foram projetados em dois prédios do Centro Histórico de Vitória na noite de quinta-feira (19), e seguem sendo exibidos na sexta-feira (20), e sábado (21), das 19h às 21h.
Dos 422 filmes inscritos, a curadoria teve o árduo trabalho de escolher 16 títulos que compõem a Mostra 2021. Os curtas ficam no ar na plataforma até dia 9 de setembro na plataforma MoV.On, aqui no site.