22/11

Mostra MC.Metaverso Brasil conclui sua itinerância nacional e mobiliza quase 9 mil pessoas por todo o país num evento que mesclou tecnologia, cidadania e cinema

Em 2023 o Movimento Cidade foi pioneiro com um uso inédito e criativo do Metaverso no Brasil: a Mostra MC.Metaverso Brasil – Territórios Brasileiros, que atravessou o Brasil em 5 capitais distintas, de cada uma das cinco regiões brasileiras, entre os últimos meses de Junho e Novembro. O projeto é uma concepção da Movimento Cidade Projetos Criativos, teve incentivo da Meta e foi realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela produtora capixaba ES BRAZIL.

Foram cerca de 8500 pessoas participantes da Mostra ao longo de toda a itinerância, que atravessou o Brasil com uma programação composta por temáticas diversas, entre elas o cinema, o Metaverso, a cidadania e a educação. 

Isso tudo pautando-se constantemente pela sustentabilidade,  pela diversidade e pela criatividade, os três principais pilares da identidade propositiva do Movimento Cidade desde a sua fundação, em 2018. De acordo com Luísa Costa, Sócia-Diretora do Movimento Cidade (MC): “realizamos uma itinerância inédita, cheia de resultados marcantes e que deixou sementes por cada território que passou. O sentimento que fica é de gratidão e a certeza de que a junção da cultura com a tecnologia é um grande vetor de conhecimento e transformação”. 

As cidades que receberam a Mostra MC.Metaverso Brasil foram, nesta ordem: Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Recife e Manaus. Para Ricardo Vilella, da Meta, conhecer os contextos de cada uma dessas cinco cidades conferiu à Mostra uma experiência única para os trabalhos que a marca realiza no Brasil a partir do Metaverso: “Foi uma experiência realmente transformadora, na medida em que conseguimos percorrer as cinco regiões do Brasil levando conhecimento e formação nas tecnologias emergentes associadas ao metaverso. Ao avaliarmos o impacto significativo alcançado por meio dessas atividades, torna-se evidente que nosso projeto vai além da tecnologia em si; trata-se também do impacto positivo nas vidas das pessoas, destacando como elas podem utilizar as novas tecnologias para influenciar construtivamente suas comunidades e os territórios em que estão inseridas. Estamos orgulhosos de contribuir para esse cenário de mudança e crescimento.”.

Este projeto revela o potencial de mobilização que o Movimento Cidade, marca cultural capixaba, vem imprimindo no setor de economia criativa nacional, uma vez que em cada uma dessas cidades o evento contou não somente com público local – em sua maioria, estudantes da rede pública de ensino -, mas também com profissionais e fornecedores de cada um destes locais. Luísa ainda aponta a importância da parceria com a Meta: “são grandes parceiros e apoiadores do MC desde 2019. Acreditaram na nossa ideia e estiveram com a gente em cada momento, nos conectando e dando subsídio para que cada etapa acontecesse de forma plena”. 

MC.Metaverso

O MC.Metaverso é uma novidade trazida pelo Movimento Cidade 2023, levando experiências de metaverso e cinema, envolvendo escolas públicas com atividades também de bate-papo. As atividades valorizaram a contratação de produtores e artistas locais das cidades por onde passaram. 

Movimento Cidade

O MC é um movimento de criatividade e sustentabilidade urbana, nascido no Espírito Santo. Com o lema “cidades são pessoas”, o MC se identifica como um projeto de causa pela cultura na cidade, valorizando a criação coletiva através de criação de redes, programas, ações e produtos culturais.  

Siga as nossas redes sociais: Instagram @mc.metaverso | Instagram @movimento.cidade 

A Meta

A Meta constrói tecnologias que ajudam as pessoas a se conectar, encontrar comunidades e crescer empresas. Quando o Facebook foi lançado em 2004, ele mudou a forma como as pessoas se conectam. Aplicativos como o Messenger, Instagram e WhatsApp ajudaram ainda mais a empoderar bilhões de pessoas em todo o mundo. Agora, a Meta está se movendo além das telas 2D, em direção a experiências imersivas como a realidade aumentada e a realidade virtual para ajudar a construir a próxima evolução da tecnologia social