04/07

MC.Projeta abre chamada para Residência e Mostra Itinerante

A primeira intervenção de pintura urbana do MC.Arte está rolando a todo vapor na Av. Jerônimo Vervloet, 345, em Goiabeiras!

Sabemos que os espaços urbanos estão repletos de identidades muito importantes e que são capazes de caracterizar a história de uma comunidade. Partimos disso e realizamos um processo criativo que mapeia as verdadeiras relações entre os lugares e pessoas junto a artistas parceiros. Usamos uma metodologia que envolve conversa, validação e experimentação, para depois qualificar espaços urbanos com pintura e arte.

METODOLOGIA

Para se criar uma atmosfera de co-criação desde o início, durante todo o mês de junho aconteceram encontros, remotos e presenciais, com lideranças e moradores locais. Dessa forma, todo o conceito e os elementos da arte passaram também por um processo de validação com a comunidade de Goiabeiras. Moradores da região também estão envolvidos na fase de mão na massa, uma vez que foram capacitados e treinados para pintarem junto nessa experiência incrível.

CONCEITO

Os elementos culturais que estão presentes na pintura dos Arcos da VIX Logística em Goiabeiras reconhecem a importância histórica das Bandas de Congo, das Paneleiras e sua história com o mangue e com o barro, o Boi Estrela e a Folia de Reis. Essas tradições foram o ponto de partida deste trabalho.

A criação traz a presença das tradições e identidades que tornam Goiabeiras uma referência no ES. Conectamos o mangue, o barro e os festejos ao longo de três arcos da parede. O mangue está representado pelos grafismos das raízes que geram a composição e amarram todo o quadro. As pessoas que ocupam diferentes papéis nos festejos estão representadas como se fossem esculpidas em barro, material utilizado na nas tradicionais panelas confeccionadas no bairro, como ícones da identidade. São cantadeiras e músicos do Congo e da Folia de Reis, o Boi Estrela, e o São Benedito, formando um cortejo para quem passa pela rua.

TRADIÇÕES DE GOIABEIRAS

Lugar de brincadeira, reza e muita benzeção, o bairro é conhecido também por uma das mais tradicionais banda de congo, a banda de congo Panela de Barro. A maioria de seus integrantes são descendentes diretos de paneleiras. A antiga devoção a São Benedito e a Virgem da Conceição atravessam a Ilha de Vitória, com cantorias religiosas que resgatam a história de ancestrais.

Essa festa tem dia certo para acontecer, todos os anos no dia 25 de dezembro acontece o Cortejo do Barco e a Fincada do Mastro. São Benedito segue à frente, seguido pelas paneleiras, benzedeiras, mulheres, homens e crianças que se movimentam em uma dança guiada por instrumentos de percussão como tambores, casacas, chocalhos e triângulos.

REALIZAÇÃO

O MC.Arte tem o patrocínio do Grupo Águia Branca e da VIX Logística com parceria do Cidade Quintal e realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal.

Fotos por Francisco Xavier